sábado, 21 de novembro de 2020

Novo Bolsa Família já está pronto.

Já está pronto, segundo o Ministério da Cidadania, o novo programa de distribuição de renda que vai substituir o Bolsa Família. O governo já tem em caixa o recurso que vai garantir o novo programa, 34,8 bilhões de reais previstos no orçamento do ano que vem. O recurso é 18% maior que o aplicado neste ano. O nome do programa e como ele vai funcionar só serão revelados posteriormente, quando houver permissão do Executivo.

A previsão é que seja apresentado no início do mês que vem, dezembro. O novo Bolsa Família deve atender 20 milhões de brasileiros. Hoje, o programa atende aproximadamente 14 milhões de famílias, o que representa, de acordo com o próprio governo, mais de 124 milhões de pessoas beneficiadas direta ou indiretamente.

O novo programa deverá seguir o modelo do auxílio emergencial. Na prática, os cadastros, pagamentos e controle dos recursos serão todos digitalizados. O beneficiário terá que utilizar um celular para receber o dinheiro. O governo tentou emplacar anteriormente o programa Renda Cidadã, mas após divergências na equipe econômica o planalto recuou. Vale lembrar que a proposta orçamentária para 2021, enviada ao Congresso em agosto, não prevê um novo programa de distribuição de renda e sim recurso para o Bolsa Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário