domingo, 15 de novembro de 2020

Pneumonia é a principal causa de morte de crianças até 5 anos de idade no Brasil.

Você sabe qual é a principal causa de morte de crianças de até 5 anos de idade no país? Pneumonia, que é o nome que se dá à doença que inflama os pulmões, que podem ficar cheios de líquido ou de pus. A infecção pode ser fatal para qualquer pessoa, mas é especialmente perigosa para bebês, crianças e idosos acima de 65 anos.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, entre janeiro e agosto deste ano, 417.924 pacientes foram hospitalizados por causa de pneumonia no Brasil. Entre os menores de 5 anos, a taxa de mortalidade verificada no país, em 2015, era de 1,5 por 1 mil nascimentos, ou pra facilitar o entendimento, 3 mortes a cada 2 mil nascidos. Vale reforçar que a quantidade de internações e o alto custo do tratamento de pneumonia são também um grande desafio para a saúde pública e a sociedade como um todo.

Para dar uma ideia, ainda considerando os oito primeiros meses de 2020, os gastos com serviços hospitalares para tratamento de pneumonia superaram os 378 milhões de reais. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, revelam que a pneumonia foi responsável pela morte mais de 802 mil crianças com até cinco anos em 2018, em todo o mundo. O que significa que, em média, uma criança morre vítima de pneumonia no planeta a cada 39 segundos.

As principais recomendações para prevenir a doença são lavar as mãos com frequência, não fumar, evitar aglomerações e se vacinar. No Brasil, a vacinação contra a doença é oferecida gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário