sexta-feira, 11 de junho de 2021

Cuidado com os golpes ao utilizar o PIX.

Quem utilizar o PIX deve ter atenção para se proteger de golpistas, alerta o Banco Central. Lançado em novembro do ano passado, o sistema de pagamentos instantâneos já soma um trilhão de reais em transações e responde por metade das transferências bancárias. Com o crescimento da ferramenta, também aumentam as tentativas de golpes e fraudes.

Um dos golpes mais comuns é quando alguém liga de uma central de atendimento falsa e oferece ajuda para configurar a chave do PIX ou fazer uma verificação de segurança. É importante nunca permitir o acesso ao dispositivo de forma remota e desligar o telefone ao receber esse tipo de contato. Também é preciso ficar atento com páginas falsas na internet, que imitam a da instituição bancária.

Outro cuidado é com solicitações de transferência em dinheiro pelo PIX, feitas por algum conhecido do WhatsApp ou de outra rede de relacionamento. Vale sempre confirmar com o amigo se foi ele mesmo que pediu a ajuda ou se teve o perfil invadido. Nas compras pela internet, seja com o uso do PIX, cartão ou outra forma de pagamento, é importante desconfiar de ofertas de produtos por preços muito abaixo do mercado, pois também pode ser golpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário