quarta-feira, 30 de junho de 2021

Pesquisa mostra que 94% dos brasileiros têm medo de ter o CPF vazado.

A maioria dos brasileiros já sofreu algum tipo de ameaça digital. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha revela que 73 em cada 100 pessoas do nosso país já receberam mensagens falsas de empresas, tiveram senhas roubadas ou as redes sociais invadidas, entre outros ataques.

De todos os entrevistados, 13% declaram que já tiveram seus dados vazados por alguma empresa da qual são clientes e 92% afirmaram temer pela segurança de seus dados. Quase todo mundo, 94% das pessoas, tem medo principalmente de ter o CPF vazado, e o medo se justifica: o documento é um dos mais importantes para os brasileiros.

O CPF, ou Cadastro de Pessoa Física, é emitido pela Receita Federal e a principal função é identificar o contribuinte no Imposto de Renda. Mas não serve só pra isso. É documento indispensável também para, por exemplo, prestar concurso público, abrir conta em banco, pegar empréstimos, financiamentos e cartão de crédito. Quem vai tirar carteira de trabalho ou o passaporte também precisa apresentar o CPF.

Quando o número de CPF cai na mão de pessoas mal-intencionadas, os contratempos podem ser enormes. Outro item da pesquisa Datafolha mostrou que, em uma escala de 1 a 10 em que 1 é nenhum medo e 10 muito medo, os brasileiros atribuíram nota média 7,9 ao medo que têm de serem vítimas de um ataque cibernético.

Cautela e atenção na hora de usar os dados pessoais são as forma mais eficazes de evitar transtornos relacionados a esse tipo de crime. Lembre-se que empresas idôneas não solicitam número do cartão e código de segurança por telefone, e-mail ou presencialmente. Por isso, desconfie de isso acontecer.

Em compras presenciais, nunca entregue seu cartão para terceiros. Prefira você mesmo colocar e retirar da maquininha. Nas compras online, fuja de ofertas mirabolantes e feche negócio apenas em sites confiáveis. Em caso de perda ou roubo de documentos ou cartão, bloqueie imediatamente o que for possível e faça um boletim de ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário