terça-feira, 22 de junho de 2021

Inverno já começou no Brasil; estação termina em 22 de setembro.

Estamos oficialmente no inverno. A nova estação começou no hemisfério Sul na segunda-feira, dia 21 de junho, à meia noite e 32 minutos, pelo horário de Brasília. E estaremos na estação mais fria do ano até às 4 e 21 da tarde do dia 22 de setembro. De modo geral, o inverno no Brasil é marcado por temperaturas mais baixas, afetadas por massas de massas de ar frio, vindas do sul do continente. É um período de poucas chuvas.

Na região Sul, a mais afetada pela mudança da estação, por questões geográficas, a expectativa é de temperaturas abaixo da média nos próximos meses. Nesta época, a chuva costuma ser frequente no Sul, e não deve ser diferente este ano. Porém os volumes devem ficar abaixo da média histórica. Há possibilidade geada e neve em algumas regiões, especialmente no mês de agosto.

Já na região Sudeste do Brasil, a expectativa é de um período com temperaturas mais altas que a média, mas com a entrada de massas de ar frio, derrubando as temperaturas, especialmente em São Paulo e Minas Gerais. É bom deixar os casacos à mão. O cenário não será muito diferente no Centro -Oeste que deve passar a maior parte da estação com tempo aberto e sol forte – mas estão previstas algumas entradas de massas de ar frio.

Tanto no Sudeste como no Centro-Oeste as chuvas deverão fazer falta. As precipitações também tendem a diminuir no Nordeste do país nas próximas semanas. E os termômetros também ficarão acima da média nessa parte do país. No Norte, a chuva deve cair com mais frequência, mas não em volume muito significativo. Frentes frias para a região só são esperadas em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário