terça-feira, 1 de junho de 2021

Junho começa com passagem de asteroide gigante perto da Terra.

Asteroide com diâmetro entre 150 metros e 340 metros vai passar bem perto da Terra nesta semana. O tamanho é maior que o da Torre Eiffel, ponto turístico de Paris, na França, que tem 324 metros de altura. A largura é equivalente a três campos de futebol e o asteroide é quase 20 vezes mais rápido que uma bala de rifle. A velocidade é de 64 mil e 800 quilômetros por hora, mas de acordo com os especialistas não há risco dele se chocar com nosso planeta.

A previsão é que a rocha gigante faça sua abordagem nesta terça-feira, primeiro de junho, por volta das onze e 24 da manhã, no horário de Brasília. Cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana, estimam que ele passará a cerca de sete milhões e 200 mil quilômetros, cerca de 19 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Mas os pesquisadores estão em alerta, pois objetos com mais de 140 metros de diâmetro, que se aproximem a menos de sete milhões e 500 mil metros, são considerados potencialmente perigosos.

No início de março um outro asteroide passou próximo da Terra, a uma distância de 17 milhões de quilômetros, o que permitiu que os cientistas o estudassem mais de perto. Batizada de 2021KT1, por seu tamanho e velocidade, a rocha prevista para se aproximar nesta semana é considerada um evento raro pelos astrônomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário