terça-feira, 16 de novembro de 2021

Facebook e Instagram removeram um milhão de conteúdos no Brasil por desinformação sobre a Covid-19.

Um milhão de posts, comentários e stories foram removidos do Facebook e do Instagram no Brasil desde o início da pandemia. De acordo com dados oficiais divulgados pelas plataformas, esse foi o total de conteúdo banido por trazer desinformação sobre a Covid-19.

As duas redes têm políticas que proíbem a veiculação de alegações falsas que podem colocar a saúde de outras pessoas em risco, como mensagens que negam a existência da pandemia ou que afirmam que as vacinas podem levar à morte ou autismo - o que já está cientificamente provado ser mentira.

Para combater a desinformação, o Facebook colocou no ar, ainda no ano passado, uma central que reúne informações sobre a pandemia de fontes oficiais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde então, segundo a plataforma, essa central já foi acessada por mais de 76 milhões de pessoas no Brasil.

Recentemente, o Youtube também divulgou dados sobre a exclusão de conteúdos associados à pandemia. E a plataforma de vídeos do Google reportou números parecidos aos do Facebook e Instagram. No mês de agosto, o YouTube informou que, desde o início da crise sanitária, removeu mais de 1 milhão de vídeos que tinham "informações perigosas sobre o coronavírus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário