segunda-feira, 29 de novembro de 2021

PIX Saque e PIX troco começam a valer nesta segunda-feira.

Funções do PIX Saque e do PIX Troco serão liberadas a partir desta segunda-feira, 29 de novembro, para todos os cadastrados na plataforma de operações instantâneas. Segundo o Banco Central, que regulamentou as novas modalidades, são produtos opcionais que serão oferecidos a critério dos estabelecimentos comerciais e empresas de redes de autoatendimento das instituições financeiras.

No PIX Saque o cliente de qualquer banco pode realizar a retirada de dinheiro em qualquer ponto que oferecer o serviço, por exemplo, caixas eletrônicos ou comércios. A operação será como um pagamento normal, por meio do QR Code destinado ao estabelecimento e o valor será entregue na hora ao emitente.

Já na modalidade PIX Troco, o cliente que pagar uma compra pela plataforma poderá emitir um valor maior do que o produto ou serviço adquirido e receber a diferença em dinheiro. O estabelecimento deverá concordar com a operação e no extrato, aparecerão os valores diferenciados da compra e do saque.

Ambas as modalidades têm limite de 500 reais durante o dia e de 100 reais no horário noturno, das oito da noite às seis da manhã. O Banco Central não prevê custos para até oito transações mensais, mas a partir da nona operação, as instituições financeiras ou estabelecimentos comerciais poderão cobrar uma taxa do usuário.

Neste caso, o cliente deve ser informado da cobrança antes da realização da operação. O comércio que disponibilizar os serviços tanto de saque como de troco receberá uma tarifa, que pode variar de 25 a 95 centavos, por transação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário