quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Vídeo sobre banana contaminada espalhado pelo WhatsApp é fake.

Fique atento a mais uma mensagem alarmista que circula pelo WhatsApp sobre o risco de contaminação no consumo de bananas importadas da Somália. A informação é falsa. O país africano não vende a fruta para o Brasil.

Além disso, a mensagem fala em um verme chamado Helicobacter, que se parece com um fiapo branco, que, se ingerido pode levar à morte. Na verdade, trata-se de uma bactéria que não pode ser vista a olho nu. Informação confirmada pelo Estadão com o Ministério da Agricultura dá conta de que o Brasil importa bananas apenas de países do Mercosul – Argentina, Paraguai e Uruguai. E a Somália também não é exportador da fruta.

Com a mensagem, circula um vídeo também fake que alerta para o consumo do produto contaminado, que pode causar morte cerebral. O Ministério da Agricultura assegura que a maior parte das pessoas infectadas não tem qualquer sintoma e não irá desenvolver qualquer problema de saúde. A bactéria pode estar associada a desconfortos gastrointestinais, úlceras e, raramente, ao câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário