Proibidos no
fim dos anos 90 por serem considerados nocivos ao consumidor, sorteios de
prêmios podem voltar à TV. O Governo confirmou que já tem estudo pronto para
trazer de volta essa modalidade que gera milhões em receitas aos veículos de
comunicação.
Pra se ter
ideia, os concursos que dão prêmios por meio de ligações telefônicas podem
render mais de cinco milhões, já descontados custos, impostos e contribuições.
O cálculo em valores atuais leva em conta o topo do movimento em versões
antigas, com uma média de 3 milhões de ligações. A arrecadação bruta é de
aproximadamente 15 milhões de reais.
Qual é a
vantagem? Com um atrativo de premiações em dinheiro aos telespectadores, as
emissoras vão reforçar o caixa e, de quebra, repassar ao governo dinheiro para
fundos públicos. Segundo reportagem da
Folha, executivos dos principais canais de TV se reuniram com o chefe da
Secretaria de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, além do presidente
para discutir a proposta.
A Casa Civil
elaborou a minuta da Medida Provisória e enviou ao Ministério da Economia que
aguarda apenas a decisão de Bolsonaro de publicar a MP. Se confirmada a volta
dos prêmios, a arrecadação pode surpreender. O Brasil tem, hoje, 34 milhões de
linhas de telefonia fixas, mais que o dobro da época dos sorteios; sem falar
nos 272 milhões de linhas de celular.
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