quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Governo admite proposta para reativar sorteios de prêmios pela TV.

Proibidos no fim dos anos 90 por serem considerados nocivos ao consumidor, sorteios de prêmios podem voltar à TV. O Governo confirmou que já tem estudo pronto para trazer de volta essa modalidade que gera milhões em receitas aos veículos de comunicação.

Pra se ter ideia, os concursos que dão prêmios por meio de ligações telefônicas podem render mais de cinco milhões, já descontados custos, impostos e contribuições. O cálculo em valores atuais leva em conta o topo do movimento em versões antigas, com uma média de 3 milhões de ligações. A arrecadação bruta é de aproximadamente 15 milhões de reais.

Qual é a vantagem? Com um atrativo de premiações em dinheiro aos telespectadores, as emissoras vão reforçar o caixa e, de quebra, repassar ao governo dinheiro para fundos públicos. Segundo reportagem da Folha, executivos dos principais canais de TV se reuniram com o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, além do presidente para discutir a proposta.

A Casa Civil elaborou a minuta da Medida Provisória e enviou ao Ministério da Economia que aguarda apenas a decisão de Bolsonaro de publicar a MP. Se confirmada a volta dos prêmios, a arrecadação pode surpreender. O Brasil tem, hoje, 34 milhões de linhas de telefonia fixas, mais que o dobro da época dos sorteios; sem falar nos 272 milhões de linhas de celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário