quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Todos os dias, 57 crianças e adolescentes com menos de 15 anos engravidam, no País.

Quase 60 crianças e adolescentes com menos de 15 anos engravidam por dia, no Brasil. Os dados são do Ministério da Saúde e referentes a 2018, quando nasceram 21 mil bebês, filhos de mães extremamente jovens. A boa notícia é que o número está em queda desde 2015, quando quase 27 mil crianças e adolescentes engravidaram.

Além da saúde, o cenário causa um impacto social, econômico e educacional. Por exemplo: pelo menos uma, de cada 10 jovens que engravidam, abandona os estudos, indica a pesquisa EducaCenso, de 2019. Números do Ministério da Saúde também apontam que, nesses casos, aumentam os índices de mortalidade infantil e materna. Por fim, de cada 10 estudantes do último ano do ensino fundamental, praticamente três já tiveram relação sexual. A maior parte dos jovens ouvidos tinha 14 anos de idade.

O Governo anunciou o lançamento de uma campanha de conscientização para discutir o tema. Além de uma outra ação para incentivar o uso da camisinha. Nesse caso, o foco vai de jovens a partir de 15 até adultos com 29 anos de idade. A justificativa é que a queda no uso da camisinha tem contribuído, além da questão da gravidez indesejada, com o aumento dos casos de doenças como AIDS, sífilis e hepatite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário