sábado, 12 de setembro de 2020

Atentados de 11 de setembro completam 19 anos.

Onde você estava no dia 11 de setembro de 2001? Provavelmente você se lembra. A data ficou marcada na memória não só da população norte-americana, alvo de um brutal ataque terrorista, mas também na de centenas de milhões de pessoas que acompanharam parte da tragédia pela TV, ao vivo.

Há 19 anos, numa terça-feira, quatro aviões foram sequestrados em pleno voo e usados como armas por terroristas ligados à rede al-Qaeda. Um avião se chocou contra a fachada oeste do Pentágono, em Washington, outro foi jogado contra o solo de um campo vazio da Pensilvânia e dois deles colidiram contra as Torres Gêmeas de Nova York, fazendo ruir um dos principais símbolos da cidade de uma das nações mais poderosas do planeta.

Os ataques deixaram quase 3 mil mortos, a maioria na área onde ficavam as torres, em Manhattan. No local das torres, foi construído um memorial em homenagem às vítimas, um dos lugares onde, neste dia, todos os anos, parentes das vítimas, policiais, bombeiros e líderes da cidade costuma se reunir para ato solene.

Além dos mortos no 11 de Setembro, milhares de bombeiros, policiais, socorristas, trabalhadores da construção civil e moradores das vizinhanças desenvolveram doenças devido a inalação de vapores tóxicos provenientes das explosões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário