quarta-feira, 19 de maio de 2021

Estudo vai mapear o comportamento da Covid-19 no Brasil.

Brasileiros selecionados para participar do mapeamento da Covid-19 começam a receber as informações sobre a pesquisa. A mensagem de texto é enviada por SMS ou pelo WhatsApp, pelo Ministério da Saúde. O estudo terá a participação de mais de 211 mil pessoas e pretende mostrar o comportamento do vírus em território nacional.

A Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil prevê coleta de sangue, na casa do participante, que deverá assinar um termo de consentimento. O objetivo é identificar a presença de anticorpos para o coronavírus, para saber se a pessoa já foi contaminada ou se desenvolveu imunidade com a vacinação.

Os selecionados participaram da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad Covid-19, realizada no ano passado em parceria com o IBGE. O Ministério da Saúde informa que nesse estudo não será solicitado nenhum dado do participante, que também terá acesso aos resultados dos exames.

A previsão é que a pesquisa seja concluída em setembro deste ano. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 136, da Ouvidoria do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário