segunda-feira, 11 de julho de 2022

Justiça Eleitoral começa a convocar mesários; cerca de 2 milhões de brasileiros serão chamados.

Mesários que vão trabalhar nas eleições deste ano já começaram a ser convocados pela Justiça Eleitoral. Este ano, cerca de 2 milhões de pessoas serão chamadas para a função em todo o Brasil. São pessoas que, nos dias de pleito, fazem o atendimento ao eleitor nas seções eleitorais e nos postos de justificativa e ajudam no apoio logístico.

Quem recebe o comunicado da Justiça Eleitoral é obrigado a se apresentar. Se não comparecer, tem prazo para se justificar; caso contrário, pode ter que pagar multa, prevista na legislação eleitoral.

Os mesários convocados passarão por um treinamento virtual sobre os procedimentos que deverão ser adotados durante a votação e soluções para eventuais problemas que podem surgir. O cidadão que é mesário não recebe nenhum pagamento, mas o serviço dá direito a dois dias de folga no serviço para cada dia trabalhado como mesário.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro. Os eleitores vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O pleito de eventual segundo turno para a disputa presidencial e de governos estaduais será em 30 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário