quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

2023 terá 11 feriados bancários nacionais: saiba em que datas as agências não abrirão.

Atenção se você tem o hábito de ir presencialmente às agências bancárias: ao longo haverá 11 feriados bancários nacionais. Nessas datas, as agências não abrem para atendimento. O calendário com os dias da semana em que não haverá expediente, além de duas datas com expediente especial, já foi divulgado pela Federação Brasileira dos Bancos.

Os dois primeiros dias sem expediente bancário já ocorrerão agora neste mês de fevereiro. Os bancos de todo o país não abrem nos dias 20 e 21, segunda e terça-feira de Carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22, atendimento começa ao meio-dia, no horário local, e as agências fecham no horário habitual.

Os outros feriados bancários serão dias 7 e 21 de abril, ambos caem na sexta-feira, o primeiro é Páscoa e o segundo, Tiradentes; dia primeiro de maio, segunda-feira, Dia do Trabalho, Corpus Christi, 8 de junho, Independência do Brasil, 7 de setembro, Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, e Finados, 2 de novembro, todos caindo numa quinta-feira, Proclamação da República, na quarta-feira, dia 15 de novembro, e Natal, 25 de dezembro, que será uma segunda-feira.

A outra data considerada de expediente especial pela Febraban é o dia 29 de dezembro. Apesar de não ser feriado, tradicionalmente as agências bancárias não abrem no último dia útil do ano. Nos dias em que não há expediente, a recomendação é que os clientes usem canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para fazer transferências e pagamento de contas.

Aliás, contas de consumo, como as de água e luz, por exemplo, e boletos diversos com vencimento em dias que são feriados bancários podem ser pagos no dia útil seguinte, sem a cobrança de juros ou multa. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário