quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Olha o golpe! Criminosos usam dados de cliente e música do banco para tentar enganar vítima.

Se tem uma coisa que brasileiro já deveria saber é que golpista parece estar sempre um passo à frente... e, por isso, é bom ter o ‘desconfiômetro’ sempre bem ajustado. E um novo golpe que tem sido compartilhado por algumas vítimas nas redes sociais mostra como até o que parece uma ligação inofensiva do seu banco pode causar transtorno e dor de cabeça.

É que, apesar de parecer muito a chamada do banco, tudo não passa de golpe para que a vítima faça transferências via Pix. Funciona basicamente assim. O seu telefone toca e você atende. É supostamente um funcionário do seu banco, dizendo que a sua conta bancária foi invadida, mas que o banco já identificou o problema e está ligando para resolver a situação.

O suposto atendente é bem articulado e, de fato, tem informações suas, sobre os seus extratos. Para tudo parecer ainda mais verdadeiro, o golpista usa musica característica da central de atendimento do seu banco quando precisa que você espere um pouco, para que ele faça eventuais consultas... tudo muito bem arquitetado.

Em determinado momento da ligação, o golpista cita supostas transações feitas após a invasão ter sido identificada e pede que, caso o cliente não reconheça, que faça um pix no mesmo valor para um conta informada para que o banco reconheça a duplicidade e cancele a operação.

Pronto. Se você acredita na história e faz a transferência, perde o dinheiro – pois tudo não passa de um elaborado golpe. Nas redes sociais, internautas com contas em diferentes bancos relataram ter recebido esse tipo de ligação. Por isso, vale sempre o alerta: desconfie sempre! Caso receba uma chamada semelhante, desligue a chamada e faça você a ligação para a central de atendimento do seu banco, no número informado nos canais oficiais da empresa. Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário