terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Conta de luz em março será com bandeira verde para todos os consumidores.

A conta de luz continua com bandeira tarifária verde para todos os consumidores no mês de março. Segundo a Aneel, as condições para geração de energia pelas hidrelétricas são favoráveis.

Os reservatórios das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional estão com bom nível em meio ao período de chuvas. Portanto, não tem cobrança de taxa extra por quilowatt-hora consumido no terceiro mês do ano.

Essa cobrança acontece quando estão acionadas as bandeiras amarela, vermelha ou escassez hídrica, que indicam que as condições são menos favoráveis. Vale lembrar que quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas cai, o que costuma acontecer nos períodos mais secos do ano, o governo precisa acionar as usinas térmicas para garantir o abastecimento de energia.

Só que, além de ser um processo que polui o meio ambiente, é mais caro produzir energia pelas usinas térmicas e são esses custos mais altos para a produção de energia que são repassados ao consumidor por meio da cobrança da taxa extra na conta de luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário