segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Folia mais cara: produtos e serviços ligados ao Carnaval subiram, em média, 15%.

O Carnaval chegou e o folião já percebeu: a folia ficou mais carta este ano. Não é apenas impressão, itens ligados ao tradicional festejo popular encareceram mesmo. E a chamada ‘inflação do Carnaval’ foi maior do que a inflação oficial.

Estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV mostra que a inflação do Carnaval acumulou alta de 15,5% nos últimos 12 meses até janeiro – no mesmo período, a inflação oficial do país, apurada pelo IBGE, ficou em 5,77%.

Ao todo, 26 itens fazem parte da cesta de carnaval cujos preços são monitorados pela FGV. São produtos e serviços que costumam ser consumidos pelos brasileiros nessa época do ano.

Os itens que mais pressionaram a inflação do Carnaval foram as passagens aéreas, que subiram praticamente 59% nos últimos 12 meses, as tarifa de táxi, que ficaram 11,82%, e o anticoncepcional, que encareceu 11,57% no período.

Destaque negativo também para transporte por aplicativo e hotel que, desde o último Carnaval ficaram praticamente 10% mais caros; refrigerantes e água mineral, que variaram 8,17% para cima, e refeições em bares e restaurantes e cervejas e chopps, com altas superiores a 7,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário