terça-feira, 13 de junho de 2023

Levantamento aponta para mais de 800 mil tentativas de golpe só este ano.

Só este ano já foram registradas no Brasil perto de 800 mil tentativas de fraude. Um levantamento da Serasa Experian revela que o Sudeste do pais é o principal alvo desde o início de 2023. Os dados do primeiro trimestre apontam que foram seis tentativas de fraude por minuto em todo o país. Só em fevereiro, para se ter uma ideia, os golpistas tentaram 122 mil 813 golpes.

São Paulo é o estado com mais registros: 72 mil 781, seguido por Rio de Janeiro. São vários os tipos. O do boleto falso talvez seja um dos mais corriqueiros na internet, além daquele do perfil fake no WhatsApp que faz a pessoa pedir dinheiro para a lista de contatos.

Os principais alvos dos golpistas são pessoas com idades entre 36 e 50 anos. Para se proteger os especialistas em segurança sugerem que o consumidor sempre desconfie de promoções mirabolantes, aquelas com preço muito abaixo do que é praticado pela concorrência, fique atento a links compartilhados em grupos de mensagens e rede social e utilize senhas fortes tanto no celular quanto no cartão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário