quarta-feira, 30 de julho de 2014

Vacina contra hepatite A entra no calendário de vacinação do SUS.

A vacina contra hepatite A agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do SUS. A partir de julho e agosto, as doses já estarão disponíveis em praticamente todos os estados do país. Apenas São Paulo, Roraima e Paraná terão a vacina a partir de setembro.

Ela será dada, de graça, para crianças de um até dois anos de idade incompletos. A meta é vacinar 95 de cada 100 bebês nessa faixa etária. A imunização é dada em uma única dose, com vírus inativo da hepatite A e a criança geralmente não apresenta reação à vacina.

A hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHA. Ela é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados por fezes que contenham o vírus.

Dados da Organização Pan-americana da Saúde indicam que, no Brasil, mais de 90% da população acima de 20 anos já foi exposta ao problema. Os sintomas mais comuns da doença são cansaço, perda de apetite, diarreia e vômito. Conforme a hepatite A se desenvolve, as fezes ficam claras e a urina fica escura. A recomendação é procurar atendimento médico sempre que algum desses sinais aparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário