quarta-feira, 13 de abril de 2022

Tecnologia do mal: hackers burlam sistema de chave digital "keyless" para furtar veículos.

A cada semana, surgem novas denúncias de crime praticados por hackers que burlam o sistema de segurança da chavekeyless, que permite abertura das portas e partida no carro à distância. A modalidade explodiu na Europa e no Reino Unido há cerca de dois anos e agora é praticada no Brasil. Segundo especialistas, a prática criminosa é chamada de relay attack.

Os bandidos agem em dupla. O primeiro utiliza um dispositivo que rouba o código da chave presencial e o transmite para outro aparelho – um smartphone com um software específico para decodificar o código de segurança. O comparsa se aproxima do veículo e com o celular que recebeu a informação consegue destravar as portas e acionar o motor. Como se estivesse com a chave digital. Os kits usados pelos criminosos são adquiridos na internet com baixo custo.

Especialistas em segurança digital ouvidos pelo UOL explicaram que as montadoras utilizam a mesma base tecnológica, mas algumas marcas acrescentam camadas de segurança e criptografia. Segundo eles, há dispositivos que geram um novo código toda vez que o carro é trancado. Já outros, mantêm a codificação por tempo indeterminado. Uma alternativa para se proteger do rellay attack é utilizar um estojo especial que bloqueia as ondas de frequência emitidas pela chave, o que impede que os hackers captem o código. Outra solução mais caseira é enrolar a chave com papel alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário