terça-feira, 16 de outubro de 2018

Parlamentares devem R$ 65 milhões à União.

Tributos não pagos e pendências tributárias de pelo menos 12 senadores eleitos somam prejuízo de 65 milhões de reais aos cofres públicos. Segundo a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, são dívidas tanto da pessoa física como de empresas dos parlamentares. Os dados, divulgados pelo Estadão, apontam que o prejuízo foram apurados apenas entre os escolhidos na última eleição.

O número um na lista de maus pagadores é o senador Jader Barbalho (MDB-Pará), que deve quase 58 milhões de reais. São débitos de três empresas em nome do parlamentar: uma do ramo de agronegócio e outras duas na área de comunicação. Já no âmbito pessoal, Oriovisto Guimarães, do Podemos-Paraná, é o maior devedor: Cinco milhões 500 mil reais.

Segundo dados do TSE muitos dos devedores são donos de patrimônio maior do que o valor da dívida. É o caso do senador Irajá Abreu (PSD), filho da também senadora Kátia Abreu. O mais novo parlamentar no Senado, aos 35 anos, Irajá deve pouco mais de 40 mil reais à União. Seu patrimônio declarado soma 5 milhões de reais, composto, entre outros bens, por cinco veículos, um deles, um Toyota SW4 2018. Sozinho, o carro vale três vezes o valor do calote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário