quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Autônomos vão pagar mais para se aposentar.

Microempreendedores individuais e trabalhadores autônomos vão pagar um novo valor na hora de contribuir para a previdência. Com o reajuste da aposentadoria e do salário mínimo, a contribuição, que é baseada nesses valores também vai aumentar.

Os trabalhadores autônomos, chamados de contribuintes individuais, terão duas opções. A primeira é: pagar o valor de 11% sobre o salário mínimo. O valor atualizado é de 109 reais e 78 centavos. Com essa contribuição, o autônomo terá direito a se aposentar pela idade. A segunda opção é pagar 20% sobre o que é faturado por mês, não podendo ultrapassar 20% do teto da aposentadoria. Para esses contribuintes o novo valor vai de 199 reais e 60 centavos a mil 167 reais e 89 centavos. Com esse pagamento, será possível aposentar por tempo de contribuição.

Já os microempreendedores individuais contribuem com apenas 5% sobre o salário mínimo, o que dá 49 reais e 90 centavos. Esse valor dá direito a aposentadoria por idade. Agora atenção para o prazo de pagamento de cada categoria. Trabalhadores autônomos devem pagar a contribuição até o décimo quinto dia do mês seguinte, ou seja, a contribuição de janeiro, primeira do ano, pode ser feita até o dia 15 de fevereiro. Os microempreendedores individuais terão mais tempo, um prazo de vinte dias. Quem contribui como MEI terá até o dia 20 de fevereiro para pagar a primeira contribuição do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário