terça-feira, 17 de setembro de 2019

CHN agora não tem simulador e aulas noturnas são reduzidas.

Novas regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entram em vigor na segunda-feira (16). A partir de agora, não é mais obrigatório o uso de simulador nas autoescolas. Outra mudança é a redução da carga horária para aulas noturnas. As normas estão na resolução 778/2019 do Conselho Nacional de Trânsito.

A expectativa é que tragam uma redução no valor cobrado pelos centros de formação de condutores – CFCs. Em junho, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, estimou uma redução de até 15%, apenas com a eliminação da obrigatoriedade do simulador. Na categoria B, o candidato pode optar pelo uso do simulador antes das aulas práticas na rua. O Denatran deverá acompanhar a eficácia do equipamento na formação dos novos motoristas.

Sem o simulador, ao carga horária de aulas práticas volta a ser de 20 horas, cinco a menos quando o equipamento de direção era obrigatório. Se o aprendiz quiser usar o simulador, terá de cumprir apenas 15 horas/aula. Para as categorias A, de moto, B, automóveis, e ACC, para ciclomotores, não é mais necessário cumprir cinco horas de aulas à noite. A nova regra exige apenas uma hora aula. A formação para condução de ciclomotores – as chamadas “cinquentinhas” caiu de 20 para cinco horas/aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário