sábado, 20 de junho de 2020

Maior volume de lixo na quarentena pode ter provocado aumento das pragas urbanas.

Com mais pessoas em casa, o aumento dos resíduos domésticos pode contribuir para a proliferação das pragas urbanas. Entre eles roedores e insetos como as baratas e o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O alerta é da Associação dos Controladores de Vetores de Pragas Urbanas.

A entidade diz que foi percebido um crescimento populacional desses vetores e a quarentena pode ter contribuído. Isso porque o isolamento social fez com que as pessoas gerassem mais lixo nas residências. A entrega de alimentos em casa, por exemplo, provocou aumento do descarte de embalagens com resíduos que atraem insetos e ratos.

Ao mesmo tempo, estabelecimentos comerciais fechados se transformaram em campo fértil para o aumento das pragas. No inverno, é comum os roedores procurarem locais mais aquecidos, por isso sua presença aumenta nos ambientes mais isolados. Uma das recomendações é para que esses locais sejam limpos por uma empresa especializada no combate a vetores, antes da retomada do funcionamento. Já nas residências, é importante que as pessoas mantenham os ambientes organizados e limpos.

A entidade chama a atenção para os impactos que as pragas podem provocar na saúde humana, especialmente neste período de enfrentamento à Covid-19, em que os hospitais já estão sobrecarregados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário