quinta-feira, 25 de junho de 2020

Projeto que altera Código de Trânsito e aumenta validade da CNH é aprovado na Câmara.

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (24), o texto do projeto que altera o Código de Trânsito Brasileiro. O texto-base teve origem no Executivo. Foi o próprio presidente Jair Bolsonaro quem entregou a proposta ao Congresso em junho do ano passado. Entre as principais mudanças no texto original, estavam a ampliação do período de validade da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, de 5 para 10 anos, o aumento de 20 para 40 pontos do limite para a suspensão da carteira de todos os motoristas e o fim da multa para quem fosse flagrado transportando criança fora da cadeirinha.

Os deputados fizeram algumas alterações na proposta e o texto aprovado prevê, por exemplo, CNH com validade de dez anos para quem tiver menos de 50 anos; validade de cinco anos para quem tem entre 50 e menos de 70 anos e de três anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos. A proposta agora também prevê limites diferentes de pontuação na carteira de motorista, antes da suspensão, no prazo de 12 meses: 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima; 30 pontos para quem possuir uma gravíssima e 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações do tipo.

Já os motoristas profissionais poderão somar 40 pontos antes da suspensão, independentemente das infrações cometidas. Com relação às cadeirinhas, o texto aprovado na Câmara determina a obrigatoriedade do uso do equipamento para crianças de até 10 anos que ainda não atingiram 1,45 m de altura, com multa correspondente a infração gravíssima em caso descumprimento da regra. O projeto também regulamenta a circulação de motocicletas entre os veículos e mantém a exigência de exames toxicológicos para motoristas das categorias C, D e E, entre outras mudanças propostas para o código de trânsito. Com a conclusão da tramitação da proposta na Câmara dos Deputados, o texto segue agora para apreciação no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário