terça-feira, 11 de abril de 2023

Brasil tem mais de 13 milhões de influenciadores digitais, menos apenas que os Estados Unidos.

Um país com mais influenciadores digitais do que com advogados e médicos. Pode parecer estranho, mas esse é o Brasil! Se você passou os últimos anos em uma ilha deserta e nunca ouviu falar sobre essa nova atividade, eu explico brevemente: influenciador digital é como é classificada uma pessoa que produz conteúdo em canais online para seus seguidores, e acaba ganhando dinheiro com isso.

De forma mais resumida ainda: lucra com os posts que faz em suas redes sociais, digamos assim. Segundo uma consultoria conceituada, com atuação global, o Brasil tem hoje 13 milhões e meio de influencers, como são chamados. Apenas os Estados Unidos têm mais pessoas fazendo carreira de influenciadores.

Aqui no nosso país, o Instagram é a rede que concentra o maior número deles: 10,5 milhões dos influencers nacionais atuam na plataforma. Esse total equivale, de acordo com uma reportagem que foi publicada no jornal Extra, a oito vezes o número de advogados registrados na OAB e quase 20 vezes o número de médicos com registro no Conselho Federal de Medicina.

Você pode estar imaginando que, então, é um mercado absolutamente saturado e que os ganhos são mínimos. Na verdade, é difícil até calcular uma média de ganho desses influencers, porque as receitas variam muito. Há os que ganham milhões e há aqueles que tem conseguido levar a vida; há também os que conciliam a carreira online com outro tipo de profissão.

No geral, considerando apenas os influenciadores digitais mais populares do Brasil – que são minoria entre 13 milhões e meio de influenciadores, as estimativas apontam para ganhos que variam, em média, entre R$ 10 mil e R$ 200 mil por postagem patrocinada no Instagram, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário