sexta-feira, 7 de abril de 2023

CPF pode ser tirado de graça na página da Receita; também é possível recuperar o número

Exigido em diversas situações, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o número de identificação do contribuinte. Hoje ele já vem na certidão de nascimento, mas pode ser solicitado em qualquer idade por quem ainda não possui. Caso a pessoa tenha menos de 16 anos, isso deverá ser feito pelo responsável.

O formulário do CPF pode ser preenchido na página da Receita Federal e é importante imprimir, pois o documento não chega mais em casa como antigamente. O serviço é gratuito, mas caso a pessoa opte por fazer a solicitação na Caixa, no Banco do Brasil, no cartório ou nos Correios, será necessário pagar uma taxa.

Vale lembrar que o CPF é único e definitivo, mas se o contribuinte esquecer o número, ele poderá ser recuperado por e-mail, no site da Receita. É preciso enviar uma selfie, além de cópia do comprovante de endereço e do RG atualizado.

Também é exigido o título de eleitor, para quem tem entre 18 e 70 anos. O endereço de e-mail para envio varia de acordo com a região e pode ser consultado na página do órgão. Outra opção é ir presencialmente a uma unidade de atendimento da Receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário