terça-feira, 25 de abril de 2023

Senhas fracas não serão mais permitidas em roteadores domésticos a partir do ano que vem.

Atenção se você tem um roteador de internet em casa. Roteador é aquele aparelho responsável por distribuir o sinal da internet pelo ambiente; pode ser por cabo, mas normalmente as pessoas têm em casa para poder ter o Wi-Fi, a internet sem fio. A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, publicou a poucos dias um ato normativo estabelecendo alguns critérios mínimos de segurança para o funcionamento deles.

As regras entram em vigor a partir de março do ano que vem e os aparelhos que não cumprirem os requisitos mínimos não serão mais homologados pela agência, ou seja, deixarão de ser autorizados no nosso país. Em outras palavras, os fabricantes e os importadores têm praticamente um ano para adequar tanto os processos de produção como os processos de aquisição dos equipamentos roteadores destinados a uso doméstico.

Entre as medidas, está a restrição para o uso de senhas fracas. Os dispositivos terão que vir de fábrica com senha de pelo menos oito dígitos – e ela deve ter - no mínimo, uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um número e um caractere especial – e se o usuário quiser mudar a senha de fábrica, terá que obedecer a esse padrão.

Os roteadores também terão que ter políticas claras de suporte ao produto e os fabricantes terão que disponibilizar atualizações gratuitas de segurança para os softwares dos roteadores e canais para notificação de vulnerabilidades descobertas por usuários e especialistas da área, entre outros requisitos. Lembrando: os novos requisitos mínimos de segurança de roteadores residenciais começarão a valer em 10 de março de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário