sexta-feira, 21 de abril de 2023

Levantamento revela aumento na falsificação e pirataria no Brasil.

Falsificação, contrabando e pirataria registram aumento de 17% no Brasil. A estimativa é de um levantamento da Associação Brasileira de Combate à Falsificação. De acordo com a entidade, o mercado ilegal causou um prejuízo de 345 bilhões de reais em perdas de arrecadação de impostos e faturamento na indústria entre janeiro de 2022 e janeiro deste ano.

O valor é o maior dentro da série histórica realizada pela associação. O mercado ilegal prejudica principalmente o setor de combustíveis: a perda, em um ano, totaliza 29 milhões de reais, causada especialmente pela sonegação fiscal. Em seguida, vem o segmento de bebidas e, depois, de agrotóxicos.

A maior parte da mercadoria ilegal tem como destino o estado de São Paulo, que recebe cerca de 45% do volume total de produtos. Depois vem o Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia. A Associação Brasileira de Combate à Falsificação alerta que, além do prejuízo financeiro, os produtos ilegais causam risco à saúde como, por exemplo, no caso de cigarros e brinquedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário