terça-feira, 4 de abril de 2023

Discos de vinil resistem ao ostracismo e vendas superam a de CDs pela primeira vez desde 1987.

Dependendo da idade que você tem hoje, talvez não entenda muito do assunto que eu vou falar: disco de vinil! Também conhecidos como LPs, aqueles bolachões pretos que são tocados em vitrolas e antecederam o CD musical, foram desenvolvidos no final da década de 40 e dominaram o mercado até meados dos anos de 1990.

Aí, com a tecnologia nova dos CDs e depois a evolução para a arquivos digitais e streaming, passaram anos no ostracismo. Mas, ao que tudo indica, resistiram bravamente! Um relatório recém-divulgado pela Associação Americana da Indústria de Gravação revelou que, no ano passado, foram vendidos mais de 41 milhões de discos de vinil contra 33 milhões de CDs.

Pela primeira vez, desde 1987, nos Estados Unidos, as vendas de LPs ultrapassaram as de CD. A receita com a venda dos bolachões somou 1,7 bilhão de dólares no ano passado, alta de 4% em relação a 2021. Apesar dessa alta, vale comparar com o faturamento obtido pelos serviços de streaming de música, para ter uma ideia da diferença.

Serviços de áudio por assinatura e aqueles que se sustentam por propagandas que são veiculadas na plataforma cresceram 7%, alcançado uma receita recorde de 13,3 bilhões de dólares, o que corresponde a 84% do total das receitas da indústria fonográfica nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário