terça-feira, 28 de março de 2017

Médico denuncia administração do SAMU Garanhuns.

Um especialista médico e ex-SAMU, mostrou total indignação com a administração atual do SAMU Garanhuns, sede localizada na Av. Simoa Gomes, Heliópolis. Em nota enviada, o médico relata a prática de nepotismo, vez em que segundo ele “a única estagiaria é a própria irmã da coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Confira a nota abaixo:
DESABAFO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DO SAMU GARANHUNS:
O que está acontecendo com o SAMU GARANHUNS? Após ter feito parte da inauguração do SAMU Garanhuns e ter ajudado a montar a UTI MÓVEL do SAMU em maio/2013 e ter trabalhado 03 anos como médico do SAMU local, não encontrei saída, a não ser me afastar há cerca 01 ano desta repartição tão importante mas, que está esquecida à frente de uma coordenação inoperante, autoritária e medíocre.

Como ex membro do Samu e com respeito a muitos ex-colegas de trabalho, sinto-me no dever de escrever esse tema tão falado por muitos mas escondido com medo de retaliações.  Demissões sem justa causa, reposições feitas com indicação política (e não curricular), NEPOTISMO dentro do SAMU. Profissionais do mais alto gabarito sendo demitidos por telefone pela coordenação, afirmando a coordenadora, ter sido pega de surpresa, quando depois de averiguado são mentiras criadas pela própria coordenação – pela Sra Pollyanna.

Como demitir a única profissional neonatologista (profissional especialista em recém nascidos e pediatria) do SAMU Garanhuns sem nenhum motivo, sem repor ninguém da área?  Demissão de profissional experiente no SAMU, de grandes centros urbanos como de Jaboatão dos Guararapes-PE, simplesmente porque a coordenação não gosta dessa pessoa.  Como demitir um condutor socorrista com vasta experiência, inclusive como preceptor de dezenas de cursos de formação de APH (atendimento pre-hospitalar)/BOMBEIRO CIVIL, somente pra mostrar autoridade, o que nesse caso está mais para irresponsabilidade da coordenação.

Como demitir alguém que está trabalhando desde a inauguração, passando por um momento difícil na vida pessoal, com a esposa sendo tratada com sessões de quimioterapia após uma neoplasia diagnosticada e com medo de perder o emprego e a fonte de renda única para a esposa e seus filhos. Uma pessoa que trabalhava de forma exemplar, diga-se de passagem um dos melhores profissionais com quem já trabalhei, e simplesmente foi demitido sem justa causa diretamente pela coordenação do SAMU, por telefone? Quanta INSENSIBILIDADE!!

Quantas vezes esta mesma coordenadora realizou treinamentos especializados para os funcionários, a não ser quando de obrigação da renovação do APH (de 02 em 02 anos)? Quantas palestras com profissionais de outros serviços de SAMU, com mais tempo de trabalho e mais experiência foi realizada ao longo de todo esses anos? Será que a população sabe que muitas vezes os profissionais admitidos no SAMU estão ali como primeiro emprego por indicação de algum político, sem experiencia com situações críticas de emergência como requer o SAMU?

No meu tempo estágio era proibido. Tentamos formalizar pedidos de estagio para algumas pessoas e a resposta da prefeitura era ” Estagiário requer vínculo empregatício e é proibido pela instituição”.   Respeitamos e compreendemos. E o que acontece agora ???? Há uma única pessoa “estagiando” (não tenho absolutamente NADA contra a pessoa em questão), mas será que os senhores sabem quem é  a única “estagiaria”? A estagiaria é a própria irmã da coordenadora Pollyanna. Irmã daquela pessoa que vem demitindo profissionais sem justa causa.  Começo a me questionar: isso não seria NEPOTISMO?

Pelo respeito à instituição SAMU, a qual me orgulha muito ter feito parte do quadro de funcionários, eu termino o texto perguntando ao prefeito Izáias Regis e ao secretário de saúde Alfredo, vocês estão cientes dos desmandos e da inoperância da coordenação do SAMU Garanhuns? Por favor, façam um concurso já!!!! Ou, se não puderem nesse primeiro momento, deem uma passada no SAMU, conversem em particular com os funcionários de hoje e, se quiserem, com antigos funcionários, perguntem qual a opinião deles sobre o que falta no serviço e sobre a coordenação atual do SAMU.

Em tempo: não quero nenhum favor, emprego e nem indicaria ninguém para nenhum cargo no SAMU. Minha opinião é sem nenhum interesse escuso, o que, infelizmente no nosso País, é raridade.
Crystiano Dias – Médico residente em Garanhuns – Ex-SAMU Garanhuns, com muito orgulho!

O Jornal imprensa está a disposição para quaisquer esclarecimento por parte da instituição.

Postagem reproduzida do site: Jornal Imprensa do Agreste Clique Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário