sexta-feira, 19 de junho de 2020

Assassinatos crescem, e Brasil registra uma morte a cada 11 minutos.

Quase quatro mil pessoas foram assassinadas, em todo o País, só no mês de abril. Uma morte a cada 11 minutos. O levantamento foi feito pelo portal G1, em parceria com a USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número representa alta de 8%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, crescimento que aconteceu em pleno período de isolamento social, teoricamente com menos gente na rua, em algumas regiões do País.

A pesquisa leva em conta o homicídio doloso, ou seja, com intenção de matar; o latrocínio, o popular roubo seguido de morte; e o óbito que acontece por conta de algum tipo de agressão. No acumulado de janeiro a abril, quase 16 mil pessoas foram assassinadas, no País. Alta de 9%, puxada, principalmente, por Piauí e Ceará.

Os responsáveis pelo estudo ouviram especialistas para entender o avanço no número de mortes violentas, na média nacional. No geral, não há um padrão, mas alguns possíveis fatores ganham destaque. Por exemplo, a greve e o motim de parte da polícia militar do Ceará, no mês de fevereiro, quando os índices de violência subiram com força, no Estado. E um possível crescimento de conflitos entre grupos criminosos, o que ajudaria a explicar a alta das mortes, em abril, em regiões nas quais a quarentena tende a reduzir as ocorrências por brigas de trânsito ou em bares, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário