domingo, 28 de junho de 2020

Saque emergencial do FGTS começa nesta segunda para brasileiros nascidos em janeiro.

Brasileiros nascidos em janeiro poderão usar, a partir desta segunda-feira, 29, até mil e 45 reais do saldo do Fundo de Garantia, o FGTS. A liberação do dinheiro é uma forma de tentar ajudar aqueles que foram economicamente afetados pela pandemia do coronavírus. O que também deve beneficiar o comércio, por exemplo, com o aumento das vendas. Qualquer brasileiro que tenha saldo em contas ativas ou inativas do FGTS, ou seja, do emprego atual ou dos antigos, poderá usar o dinheiro. Caso o valor seja de até mil e 45 reais, será possível resgatar tudo o que estiver depositado.

Na outra segunda, 06 de julho, será feita a liberação pra quem nasceu em fevereiro; na semana seguinte pra quem nasceu em março; e assim vai, até 21 de setembro, quando serão beneficiados os aniversariantes de dezembro. Porém, o pagamento seguirá uma rotina parecida com a do auxílio emergencial. O dinheiro será sempre depositado em uma conta digital criada pelo banco, pra cada cidadão, pra ser movimentado também digitalmente. E cerca de um mês depois, apenas, quem ainda tiver saldo poderá fazer o saque em espécie ou a transferência pra outra conta. Ou seja: nascidos em janeiro, por exemplo, terão a grana do FGTS liberada nesta segunda, mas só poderão sacar em 25 de julho.

Até lá, será possível pagar contas e fazer compras pela internet, por meio de um cartão de débito virtual, que deve ser criado no site da Caixa. Ou até fazer compras no comércio via aplicativo de celular Caixa Tem, que informa na hora do pagamento um código a ser lido pela maquinha do cartão, caso o estabelecimento conte com a tecnologia. Após a liberação, com base no mês de nascimento, o dinheiro ficará disponível pra saque até o fim de novembro. Caso não seja retirado até lá, voltará para o saldo do FGTS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário