terça-feira, 23 de junho de 2020

Com 1 milhão de novos casos em 8 dias, mundo passa da marca de 9 milhões de infectados.

O mundo passou da marca de 9 milhões de casos confirmados do novo coronavírus. O painel de monitoramento da Universidade Johns Hopkins registrou a nada empolgante marca por volta das 2 horas da tarde de segunda-feira (22), pelo horário de Brasília. Quando os 9 milhões de contaminados foram registrados, a universidade norte-americana, que acompanha a evolução da doença no mundo desde o início da pandemia, registrava também quase 470 mil óbitos em razão da doença em todo o planeta.

A doença, que foi diagnosticada em dezembro de 2019 na China, ou seja, há cerca de 6 meses, já é registrada em 188 países ou regiões e todos os continentes, exceto no continente antártico. O diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, continua acelerando. Aconteceu dia 2 de abril. De lá para cá, ou seja, em pouco mais de 3 meses e meio, mais 8 milhões de casos foram confirmados. Aliás, bastaram 8 dias para que o total de casos saltasse de 8 para 9 milhões. Um milhão de casos confirmados em pouco mais de uma semana.

Em uma conferência virtual, Tedros Adhanom lembrou que a pandemia é muito mais que uma crise de saúde, é uma crise econômica, social e, em muitos países, política. Segundo ele, seus efeitos serão sentidos durante décadas. Em números brutos, os países mais afetados pela pandemia, até o momento, são Estados Unidos, com 120 mil mortos, Brasil, que ultrapassou recentemente os 50 mil mortos, Reino Unido, onde mais de 42 mil vidas já se perderam, em razão da doença, Itália, com quase 35 mil mortes registradas, e França, que beira os 30 mil óbitos. Segundo a OMS, a América do Sul é o atual epicentro da pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário