terça-feira, 23 de junho de 2020

Vendas de computadores no Brasil crescem no primeiro trimestre.

O mercado de computadores surpreendeu e registrou aumento nas vendas, aqui no Brasil, no primeiro trimestre do ano. Entre janeiro e março de 2020 foram comercializadas no Brasil um milhão, 470 milhões de unidades de computadores. De acordo com a consultoria IDC Brasil, especializada no assunto, o total representa um aumento de 16% em relação ao registrado no primeiro trimestre de 2019. E a pandemia de coronavírus é a principal responsável pela alta.

De acordo com a consultoria, foi a necessidade de trabalhar e de estudar de casa – que surgiu após as medidas de isolamento social adotadas como maneira de conter a disseminação do novo coronavírus – que impulsionou as vendas. Os dados revelam que, do total de computadores vendidos entre janeiro e março, 72 em cada 100 foram notebooks. Foram vendidas, ao todo, um milhão e 64 mil unidades de computadores do tipo no período em questão. As demais 415 mil e 600 unidades, aproximadamente, ou 28% do total, foram desktops.

Análise dos dados divulgados pela consultoria revela também que, do total de computadores comercializados neste começo de 2020, 531 mil, 170 unidades foram vendidas para empresas e pouco mais de 943 mil foram comercializados no varejo. E não foram só as vendas que aumentaram. Os preços também ficaram mais sagados este ano, na comparação com o ano passado. O preço médio das máquinas no primeiro trimestre de 2020 foi de 2 mil, 798 reais e 6 centavos, valor 12,4% maior em relação ao praticado no mesmo período do ano passado.

Apesar da alta nas vendas entre janeiro e março, a expectativa é que o setor feche o ano no vermelho. A IDC Brasil acredita que, nos próximos trimestres, o mercado de computadores vai sentir os impactos da pandemia de Covid-19 de outra maneira. Vão pesar no setor a alta do dólar e do desemprego no país e a previsão é de queda de 1% no mercado corporativo e de 5% no varejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário