sexta-feira, 26 de junho de 2020

Vitória, Florianópolis e Campinas agora são consideradas metrópoles; ao todo, Brasil tem 15 regiões do tipo.

Vitória, no Espírito Santo, Florianópolis, em Santa Catarina, e Campinas, no interior de São Paulo, agora são metrópoles. As três cidades ganharam a condição, segundo o Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística, o IBGE, porque, no período entre 2008 e 2018, elevaram o número de empresas e instituições públicas e passaram a atrair uma quantidade muito significativa de pessoas de cidades para seus bens e serviços.

Reclassificadas pelo IBGE, Campinas, Florianópolis e Vitória passaram a integrar o grupo de 15 metrópoles que hoje existem no Brasil, sendo Campinas a única metrópole que não é capital de um estado. Ainda segundo o IBGE, São Paulo é a grande metrópole nacional, com uma rede de influência que concentrava 49 milhões de habitantes em 2018, ano a que se referem os dados, e mais de 2 trilhões de reais anuais de PIB. Esses números correspondem a quase 1 quarto da população e 1 terço da renda total do país.

De acordo com o IBGE, o alcance da influência direta de São Paulo ultrapassa o próprio estado, atingindo Mato Grosso do Sul, algumas cidades do norte do Paraná e parte do sul de Minas Gerais. Depois de São Paulo, aparecem Brasília e Rio de Janeiro. As outras metrópoles brasileiras são Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário