sábado, 20 de junho de 2020

Senado vota na próxima semana a PEC do adiamento das eleições 2020.

O Senado marcou para a próxima semana a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o adiamento das eleições municipais 2020. Este ano, o país vai às urnas para a escolha de prefeitos e vereadores. Conforme estabelecido pela Constituição Federal, a realização de eleições municipais ocorre, a cada 4 anos, no primeiro e no último domingo de outubro. Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), autoridades debatem o adiamento do pleito deste ano.

Em encontro com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso disse, na semana passada, que uma junta médica tem aconselhado o TSE a adiar as eleições. Como a data é definida pela Constituição Federal, uma eventual mudança deve ser realizada por meio de PEC, uma Proposta de Emenda à Constituição. Ou seja, cabe ao Congresso Nacional definir alterações no calendário eleitoral.

Segundo Davi Alcolumbre, há uma nova data "quase conciliada" para a realização do primeiro turno das eleições no dia 15 de novembro. Na semana passada, Rodrigo Maia também falou sobre o assunto. Na ocasião, ele afirmou que se opõe à ideia de adiar as eleições para 2021, o que implicaria na discussão da prorrogação dos atuais mandatos e que apoia o adiamento para novembro ou dezembro. A ideia é que a PEC sobre o adiamento das eleições seja votada no Senado na terça-feira, dia 23, e, na sequência, enviada para votação na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário