terça-feira, 30 de junho de 2020

Medo de ser infectado pelo novo coronavírus aumenta entre os brasileiros; isolamento cai.

O medo do coronavírus aumenta entre os brasileiros, mas taxa de isolamento social cai. De acordo com levantamento Datafolha, realizado entre terça e quarta-feira da semana passada, com duas mil e 16 pessoas de todo o país, por telefone, revelou que 47 em cada 100 brasileiros têm muito medo de se contaminar pelo novo coronavírus. Em março, esse índice era de 36%.

Apesar do medo crescente, as pessoas estão saindo mais às ruas. A proporção de pessoas que diz sair de casa somente quando é inevitável, que, no começo de abril, era de 54%, agora é de 51%. Ao mesmo tempo, cresceu a quantidade de brasileiros que tomam cuidado, mas estão saindo de casa para trabalhar ou realizar outras atividades: eram 24% no começo de abril e agora são 34 em cada 100.

O mais recente levantamento Datafolha também perguntou ao entrevistado se ele está ou não preocupado com a pandemia e a percepção geral sobre a preocupação das pessoas. Para 58% dos entrevistados, os brasileiros, de um modo geral, estão menos preocupados do que deveriam. 20% acham que há mais preocupação do que deveria, mesmo índice dos que acreditam que preocupação está na medida certa.

Sobre a percepção da reabertura do comércio e de serviços, ainda em meio aos crescentes registros de casos e mortes da doença no país, 52 em cada 100 brasileiros avaliam que os governantes estão agindo mal e 42% disseram que eles agem bem. 6 % não souberam responder. O levantamento Datafolha tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário