quarta-feira, 10 de junho de 2020

Uso de máscaras poderá ser obrigatório em todo País; projeto depende de sanção presidencial.

O uso de máscaras para a proteção contra o novo coronavírus pode se tornar obrigatório em todo país. Diversos estados e municípios já adotaram a medida, por meio de decretos locais, mas a Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (09), projeto de lei que torna obrigatório o uso de máscaras por toda a população brasileira enquanto durar o estado de calamidade pública em razão da pandemia de Covid-19.

O texto, que já tinha passado pela Câmara, sofreu alterações no Senado e voltou novamente para aprovação dos deputados, prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras em ruas, espaços privados de acesso público, como lojas e shoppings, no transporte público, nos taxis e nos serviço de transporte por aplicativos; em aeronaves, embarcações e também em estabelecimentos comerciais e industriais, templos religiosos, escolas e qualquer lugar fechado em que haja reunião de pessoas. Quem descumprir as regras poderá ser multado – a penalidade deverá ser definida por cada um dos estados.

A obrigatoriedade do uso de máscaras só não vale para crianças menores de 3 anos e pessoas com transtorno do espectro autista ou outra deficiência que impeça o uso adequado da proteção facial. O texto também obriga o governo a distribuir de máscaras à população mais pobre. A distribuição deve ser feita em farmácias integradas ao programa Farmácia Popular e serviços públicos e privados de assistência social. O projeto agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário