O município de Bom Conselho aderiu ao Plano
Nacional da Pessoa com Deficiência – “Viver sem Limite”, do Governo Federal. A cerimônia
de adesão coletiva dos municípios pernambucanos ao Plano Nacional “Viver Sem
Limite”, aconteceu na quarta-feira (04), na cidade de São Lourenço da Mata.
São mais de 100 municípios pernambucanos
que aderiram ao “Viver Sem Limite”, que é dividido em: Acesso à Educação,
Inclusão Social, Atenção à Saúde e Acessibilidade, envolvendo 15 ministérios,
sob o comando da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
No evento, Bom Conselho esteve representado
pela secretária de Ação Social e Cidadania, Cibelly Vieira, e a advogada da secretaria
de Ação Social, Lorena Paz, dentre outros.
Com a adesão coletiva, mais de 50% dos
municípios pernambucanos estão agora pactuados ao “Viver sem Limite”, o que ampliará
os recursos para a implantação de políticas públicas para as pessoas com
deficiência no Estado. O plano vai destinar para estes municípios, até dezembro de 2014, recursos na
ordem de 7,5 bilhões de reais a serem investidos nas áreas de saúde, educação,
acessibilidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
Segundo dados do Censo do IBGE de 2010, há
em Pernambuco 8 milhões 796 mil 448 pessoas, destas, 2 milhões 426 mil 106
possuem alguma deficiência, o que significa 27,58% da população do Estado. Em
Bom Conselho, cerca de 10% da população tem algum tipo de necessidade especial.





Nenhum comentário:
Postar um comentário