No próximo dia 18 de novembro, o Brasil vai
fazer o primeiro leilão de energia solar. Vão ser ofertados 119 projetos desse
tipo em nove estados para empresas que queiram ser concessionárias do serviço.
De todos esses projetos, 109 são para a
produção de eletricidade com base em painéis conversores e 10 deles são os
chamados heliotérmicos, ou seja, usam a energia térmica da luz solar pra
produzir energia elétrica.
A Empresa de Pesquisa Energética, órgão
vinculado ao Ministério de Minas e Energia, informou que o leilão vai ser do
tipo A3, que prevê a entrega da energia em até três anos. Significa dizer, que
o governo federal vai contratar nesse leilão eletricidade para abastecer o
mercado consumidor nacional já a partir de 2016.
Além das fontes solares, também haverá
ofertas de projetos de outras fontes, como a eólica, que usa a força dos ventos
para gerar energia, termelétricas a biomassa e a gás, e hidrelétricas.
Serão, ao todo, 784 projetos no leilão, com
capacidade de quase 19 mil e 500 megawatts em capacidade instalada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário