terça-feira, 10 de setembro de 2013

Primeiro leilão de energia solar do Brasil acontece em novembro.

No próximo dia 18 de novembro, o Brasil vai fazer o primeiro leilão de energia solar. Vão ser ofertados 119 projetos desse tipo em nove estados para empresas que queiram ser concessionárias do serviço.

De todos esses projetos, 109 são para a produção de eletricidade com base em painéis conversores e 10 deles são os chamados heliotérmicos, ou seja, usam a energia térmica da luz solar pra produzir energia elétrica.

A Empresa de Pesquisa Energética, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, informou que o leilão vai ser do tipo A3, que prevê a entrega da energia em até três anos. Significa dizer, que o governo federal vai contratar nesse leilão eletricidade para abastecer o mercado consumidor nacional já a partir de 2016.

Além das fontes solares, também haverá ofertas de projetos de outras fontes, como a eólica, que usa a força dos ventos para gerar energia, termelétricas a biomassa e a gás, e hidrelétricas.

Serão, ao todo, 784 projetos no leilão, com capacidade de quase 19 mil e 500 megawatts em capacidade instalada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário