domingo, 28 de julho de 2019

Vacina contra o HIV será testada em voluntários do Brasil e de outros sete países.

O Brasil vai participar dos primeiros testes da vacina preventiva contra a Aids em humanos. O ensaio clínico está previsto para o fim do ano e vai envolver três mil e 800 voluntários de oito países da Europa e da América. Apelidada de Mosaico, a pesquisa juntou vários subtipos do vírus HIV para formar uma proteção ampla.

O estudo já está na fase três, a mais avançada antes de a imunização ser aprovada. A vacina é uma iniciativa de Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e será aplicada em voluntários para que os pesquisadores possam avaliar sua eficácia para prevenir novas infecções. Os participantes da pesquisa Mosaico vão receber um kit de prevenção contra HIV que inclui o PrEP - Profilaxia pré-exposição, medicamento usado para impedir o contágio pelo vírus. Eles serão divididos em dois grupos, de forma aleatória, sendo que uma parte receberá a vacina experimental e a outra uma injeção sem efeito.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a Faculdade de Medicina da USP estará envolvida nos testes. A Instituição recebeu uma carta que firma a parceria e aguarda os protocolos a serem seguidos. A previsão é que a abertura das inscrições para voluntários comece dentro de alguns meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário