domingo, 28 de julho de 2019

Consumo de álcool cresce quase 20% no Brasil; maior índice é entre mulheres.

O uso abusivo de álcool aumentou 43% entre as mulheres brasileiras. A ingestão de bebidas alcoólicas por pessoas adultas cresceu 18% no país em 12 anos. Os dados, divulgados pelo Ministério da Saúde, comparam os números de 2006 a 2018.

O índice passou de quase 7 para 11% para a mulher, e de quase 25 para 26 entre os homens. Quase 1,5% das mortes até 2017 foram decorrentes de acidentes por embriaguez. É considerado uso abusivo a ingestão a partir de quatro doses, para mulheres, e de cinco para homens em uma única ocasião.

A pesquisa, realizada por telefone, demonstrou que as mulheres passaram a consumir álcool mais precocemente, entre 18 e 24 anos, enquanto os homens bebem mais na faixa de 25 a 34 anos. O abuso do álcool pela mulher pode estar associado às mudanças comportamentais, com mais participação no mercado de trabalho e na vida social.

Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, não existe um volume seguro para ingestão de bebida alcoólica. A substância é tóxica ao organismo, e pode provocar desde problemas hepáticos, como a cirrose, a alterações cardiovasculares, vários tipos de câncer e doenças mentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário