quarta-feira, 17 de julho de 2019

Salário mínimo pode ir a R$ 1040 no ano que vem.

A Comissão Mista de Orçamentos do Congresso Nacional vai votar em agosto a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020. A princípio, o parecer do deputado Cacá Leão, do PP da Bahia, sobre as metas e prioridades do orçamento para o ano que vem seria examinado na semana passada. No entanto, a análise da LDO foi adiada em razão da votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara dos Deputados.

A decisão foi tomada, segundo Cacá Leão, para que os debates sobre o orçamento não interferissem na votação da PEC da Previdência. A expectativa é que a LDO seja votada na Comissão Mista de Orçamentos e no plenário do Congresso Nacional na primeira semana de agosto, logo após o recesso parlamentar.

Dois pontos de destaque são o reajuste do salário mínimo para mil e 40 reais em 2020, um aumento de pouco mais de 4% sobre o atual valor, que é de 998 reais. Já em relação à meta fiscal, a previsão para o ano que vem é de um déficit primário de 124 bilhões e 100 milhões. O valor é menor do que a meta estabelecida para este ano, que é de um rombo de 139 bilhões de reais nas contas do governo central, que incluem números do Tesouro Nacional, da Previdência Social e do Banco Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário