segunda-feira, 1 de junho de 2020

Falta de pesquisas sobre a Sars atrasa vacina contra a Covid-19.

No mundo todo, cerca de 200 cientistas trabalham intensamente no desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19. A Organização Mundial da Saúde, a OMS, informa que em pelo menos oito delas já foram iniciados os testes clínicos, em humanos. No Brasil, a pesquisa é conduzida pelo cientista Alexandre Vieira Machado, da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, em Minas Gerais.

Também integram a equipe pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, do Instituto Butantã, da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, entre outras instituições. O pesquisador da Fiocruz esclarece que uma das dificuldades para se encontrar uma vacina contra a Covid-19 é que o vírus é uma mutação da Síndrome Respiratória Aguda Severa, a Sars.

A doença contaminou mais de oito mil pessoas e provocou 774 mortes entre 2002 e 2003 em 26 países, principalmente na Ásia. No entanto, a síndrome desapareceu após o surto, o que fez com que as pesquisas fossem interrompidas na época. Outra dificuldade para se encontrar uma vacina é o fato de a pandemia de Covid-19 estar em andamento e o vírus ser mais contagioso.

Em entrevista à Agência Brasil, o pesquisador diz que o trabalho tem sido feito com base no conhecimento acumulado sobre a Sars e com o uso de outros vírus respiratórios, como o influenza. O cientista adianta que os resultados são promissores e que os testes da vacina brasileira em camundongos devem ser concluídos no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário