quarta-feira, 3 de junho de 2020

TSE admite a possibilidade de adiar as eleições deste ano e de dispensar o uso da biometria.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a discutir o adiamento das eleições de outubro. O motivo é a pandemia do coronavírus. O novo presidente do TSE, o ministro Luiz Roberto Barroso, que assumiu o cargo na semana passada, fez uma reunião virtual com os responsáveis pelos tribunais de cada estado.

Ele explicou que, mesmo que haja o adiamento, a eleição deve acontecer ainda neste ano, para evitar que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores sejam prorrogados. Segundo ele, o Congresso Nacional – a quem cabe aprovar a emenda constitucional que estabelecerá esse adiamento – já está estudando a hipótese de que o primeiro turno da votação para prefeitos e vereadores ocorra no dia 15 de novembro e, o segundo, no dia 6 de dezembro.

O ministro Barroso ainda destacou um possível acordo com a iniciativa privada para um reforço nos protocolos de higiene das eleições. O TSE ainda estuda a possibilidade de dispensar o uso da biometria, também para evitar contaminações, e fala em reforçar o trabalho de manutenção das urnas, uma vez que a quebra de um aparelho pode causar aglomerações.

O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia, também deixa claro que a eleição pode ser adiada, mas deve acontecer em 2020. E diz que o assunto será debatido nos próximos dias com o TSE e o Senado. Inicialmente, o primeiro e o segundo turnos das eleições deste ano, para prefeito e vereador, estão marcados para quatro e 25 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário