sábado, 26 de março de 2022

Golpe utiliza a assistente virtual Helô do INSS para roubar dados pelo WhatsApp

Aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos a um novo golpe que tem sido feito com o uso do WhatsApp. Os criminosos fingem ser de uma suposta central de atendimento do órgão para abordar os beneficiários. O problema é que eles utilizam a imagem da Helô, a assistente virtual do INSS, e possuem algumas informações dos segurados, o que eleva o risco de as pessoas caírem no golpe.

Para aumentar a credibilidade e conseguir mais dados, os golpistas ainda fornecem um número de protocolo durante o contato. O INSS alerta aos beneficiários para que não forneçam nenhuma informação por telefone, e-mail, WhatsApp ou outra rede social. O órgão informa que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados e que é importante sempre desconfiar de qualquer abordagem.

Documentos e fotos só devem ser enviados pelo site ou aplicativo Meu INSS, onde todas as solicitações ou envios ficam registrados. A assistente virtual Helô é um plantão de dúvidas que também só fica disponível no Meu INSS. Para mais informações, os usuários devem ligar para a central 135.

Nenhum comentário:

Postar um comentário