quinta-feira, 10 de março de 2022

Nova regra para ligações de telemarketing começa a valer; chamadas devem exibir o código 0303.

A nova regra para as ligações de telemarketing começa a valer no Brasil nesta quinta-feira, 10 de março. A partir de agora, por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, esse tipo de chamada deve, obrigatoriamente, ser identificada por um código.

A combinação 0303 deve aparecer no início do número de qualquer ligação que vise ofertar produtos ou serviços. Por enquanto, a regra vale apenas para chamadas realizadas a partir de linhas de telefone celular. Para as chamadas de telemarketing feitas a partir de linhas fixas das empresas, a regra começa a vigorar em junho.

Quando aprovou a medida, no final do ano passado, a Anatel explicou que o objetivo é fazer com que fique mais fácil para o consumidor identificar as chamadas de telemarketing, que nem sempre são desejadas. Por isso, inclusive, a Anatel também determinou que, se o consumidor pedir, as operadoras terão que fazer o bloqueio preventivo desse tipo de chamada que, lembrando, agora aparece com o código 0303.

Vale uma observação, antes de terminar: empresas que solicitam doação e aquelas que fazem cobrança não precisarão usar o código.

Nenhum comentário:

Postar um comentário