sexta-feira, 5 de maio de 2023

Banco Central anuncia mudanças no PIX para reforçar a segurança e prevenir fraudes.

Novas funcionalidades pretendem reforçar a segurança nas transações pelo PIX. Uma delas é a notificação de infração, uma marcação que será feita nas chaves e usuários, em caso de suspeita de fraude. De acordo com o Banco Central, serão criados campos para que, no momento do registro, a instituição financeira possa especificar o motivo. Se foi golpe, estelionato, invasão de conta ou outro tipo de fraude.

Também será possível identificar se o golpista utilizou um nome falso ou se emprestou a conta de outra pessoa, a chamada conta laranja. Outra funcionalidade é a ampliação das informações de segurança do PIX consultadas pelas instituições, para analisar se houve fraude na transação.

Hoje os dados ficam disponíveis por seis meses e, com a mudança, poderão ser acessados por cinco anos. Eles incluem a quantidade de infrações relacionadas ao usuário ou chave, número de contas vinculadas e de usuários que aceitaram a notificação de infração. As mudanças devem entrar em vigor em cinco de novembro e, antes disso, o Banco Central deverá realizar ajustes em seu sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário